As particularidades dos Guindastes Offshore

Os guindastes utilizados nas atividades de içamento em plataformas offshore, sejam elas fixas ou flutuantes, geralmente são do tipo “guindaste sobre pedestal” ou “pedestal crane” (em inglês), onde a superestrutura é fixada sobre um tubulão de aço soldado ao casco ou à estrutura da plataforma.

Esta geometria diferencia o guindaste offshore do guindaste terrestre quanto à estabilidade ao tombamento, garantindo maior robustez ao primeiro e obviamente livrando-o de problemas de recalque da base de apoio, como pode acontecer nos guindastes terrestres.

Quanto às tabelas de carga, há diferenças muito importantes, sendo a principal a adição do parâmetro de altura significativa de onda (Hs), que é a média do um terço das maiores alturas de onda em um período de tempo, e é utilizado para estimar a força máxima de içamento que pode acontecer durante uma operação devido ao movimento da plataforma, do guindaste, do barco de apoio e da carga. Quanto maior a altura da onda, ou Hs, mais força o guindaste deve suportar, diminuindo sua carga máxima de trabalho.

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Quanto aos riscos operacionais, os guindastes offshore são suscetíveis à sobrecarga devido ao prendimento do gancho no barco de apoio e quando este desce no cavado da onda, pode até mesmo arrancar a superestrutura de cima do pedestal. Para diminuir este risco, pode-se utilizar dispositivos eletrônicos supressão de sobrecarga (abordagem europeia) ou aumentar a robustez estrutural (abordagem americana).

Outra diferença operacional é que os guindastes offshore, pelo menos os mais modernos, são certificados para realizar içamento de pessoas para transbordo, o que não é permitido pelos fabricantes de guindastes terrestres, contando inclusive com dispositivos obrigatórios de segurança. Esta característica é importante, pois as principais normas internacionais de içamento offshore preveem o içamento de pessoas, inclusive o texto da futura NR-38, para trabalhos em plataformas offshore.

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fonte: cranebrasil –  Por Leonardo Roncetti